Ensino Fundamental

Os alunos do ensino fundamental estão fazendo escovação uma vez por semana, sendo que o pessoal da saúde está acompanhando-os e dando dicas de como se faz uma boa escovação e ainda de como passar fio dental corretamente, bem como atividades didáticas com jogos relacionadas a uma boa higienização.

Turma do 4º Ano - Professoras Dirlete Berner e Elma Richter
Dentista Célio Merlo e Auxiliar Marlena Diesel









Os alunos do 4º Ano, juntamente com as professoras Dirlete Berner e Elma Richter, confeccionaram um ábaco.
O que vem a ser um ábaco? 
O ábaco ainda utilizado nos dias de hoje, foi um dos primeiros instrumentos de calcular usado pelo ser humano.
Sendo que cada pote representa uma ordem (unidade) U, (dezena) D, (centena) C, (unidade de milhar) UM, (dezena de milhar) DM, (centena de Milhar) CM.





Sequência didática

Gênero textual: Poemas 4ª série

Objetivos

- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poemas).
- Recitar poemas explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir.
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Pesquisar e declamar poemas.
- Confeccionar o livro dos poemas.

Desenvolvimento

 Acomodar os alunos em roda e lhes perguntar: O que é poesia? O que move alguém a fazer um poema? Alguém da turma já escreveu um poema? Em que um texto científico é diferente de um poema? Poesia e Poema querem dizer a mesma coisa? Se eles já viram alguém recitando poesias? O que uma pessoa precisa fazer para tornar esse texto bonito de ouvir?  Costumam ler poemas? Quem são os autores? Dar um tempo para a classe discutir as questões em pequenos grupos.

  Depois, abrir uma roda de conversa e solicitar que contem o que pensaram. Essa conversa dará uma ideia do que os alunos já sabem ou pensam sobre poesia. Na roda de conversa, eles vão expor o conhecimento prévio que têm do tema. A partir daío professor precisa explicar as questões mencionadas. Por exemplo, (Poesia é um termo que vem do grego. No sentido original, poiesis é “a atividade de produção artística”, “a atividade de criar ou de fazer”. De acordo com essa definição, haverá poesia sempre que, criando ou fazendo coisas, somos dominados pelo sentimento do belo, sempre que nos comovermos com lugares, pessoas e objetos. A poesia, portanto, pode estar nos lugares, nos objetos e nas pessoas. Assim, não só os poemas, mas uma paisagem, uma pintura, uma foto, uma dança, um gesto, um conto, por exemplo, podem estar carregados de poesia. Poema é uma palavra que vem do latim poema, que significava 'poema, composição em verso; companhia de atores, comédia, peça teatral', e do gr. poíéma 'o que se faz, obra, manual; criação do espírito, invenção'. Poema é poesia que se organiza com palavras. No ensino da poesia, é muito comum haver confusão entre o que é poesia e o que é poema, como se fossem vocábulos sinônimos mas, não são. Portanto, poema é poesia que se organiza com palavras.

Pequeno glossário dos poemas

Você tem algum poema preferido? Já ouviu alguém declamando poesia? Sabe o que é um verso ou uma estrofe? E o nome de quem faz poesia?

Algumas sugestões que vão ajudá-lo na sua aventura com a palavra poética, para que você, cada vez mais, leia, declame, ouça, produza poesia. 

Lembre-se de que é muito importante consultar o dicionário para que você compreenda melhor os textos e enriqueça o seu vocabulário.

Arte:criação de sensações, pensamentos ou emoções por meio de varias linguagens (quadro, escultura, texto poético ou em prosa, peça teatral, corpo humano).

Enredo: conjunto de fatos que produzem sentidos.

Estilo: maneira de expressar-se de um escritor ou de um grupo literário.

Estrofe: conjunto de versos.

Lirismo: modo de exprimir-se em que o poeta fala de suas emoções e sentimentos íntimos; em quase todas as épocas, os poetas falaram de amor.

Poema: obra em versos, de certa extensão; geralmente é escrito na forma vertical, com um verso embaixo do outro; pode ser dividido em estrofes.

Poesia: arte de escrever em versos; composição em versos de variável extensão.

Poeta: aquele que faz versos e se dedica à poesia.

Prosa: escrita na forma horizontal, com uma frase em seguida da outra.

Quadra: conjunto de quatro versos.

Rima: repetição de sons nas terminações das palavras.

Tema ou temática: principal assunto ou mensagem de um poema; pode ser um sentimento pessoal, um prazer íntimo, as pequenas e grandes belezas, os conflitos sociais.

Verso: cada linha de um poema.

É importante que tanto você como seus alunos saibam o que é poema e o que é poesia.
O poema é a arte de escrever versos. Trata-se de uma estrutura textual formada por versos, estrofes e rimas.
A poesia é o próprio entusiasmo do seu criador, que inspirado pelos seus sentimentos, revela, no texto (poema), o belo, a fantasia, o sonho.
Para se trabalhar essa sequência nos utilizamos de pesquisa do gênero, apresentação de poemas pelo professor lendo-os com ênfase, sentido a poesia, trabalhando com palavras chaves, pintando rimas, despertando emoção.
Um dos poemas trabalhado foi Uma palmada bem dada de Cecília Meireles. Apresentando palavras que rimam da poesia. Pintando-as no poema e depois fazendo a leitura.
menina manhosa-rosa-borboleta - amarela e preta-maçã - pêra -  cera
leite – azeite-mingau – goma- almoça - janta -  cansa a garganta-medo -  gato- rato- cão- ladrão-meia – areia-banho frio – arrepio-banho quente - calor sente-unha - torta
 dentes – dormentes-dormir cedo - imenso medo-tarde -dorme - medo enorme- festa -
beijo - doce –queijo-menina levada – palmada-palmada - nada
UMA PALMADA BEM DADA
CECÍLIA MEIRELES


É A MENINA MANHOSA
QUE NÃO GOSTA DA ROSA,
QUE NÃO QUER A BORBOLETA
PORQUE É AMARELA E PRETA,
QUE NÃO QUER MAÇÃ NEM PÊRA
PORQUE TEM GOSTO DE CERA,
PORQUE NÃO TOMA LEITE
PORQUE LHE PARECE AZEITE,
QUE MINGAU NÃO TOMA
PORQUE É MESMO GOMA,
QUE NÃO ALMOÇA NEM JANTA
PORQUE CANSA A GARGANTA,
QUE TEM MEDO DO GATO
E TAMBÉM DO RATO,
E TAMBÉM DO CÃO,
E TAMBÉM DO LADRÃO,
QUE NÃO CALÇA MEIA
PORQUE DENTRO TEM AREIA
QUE NÃO TOMA BANHO FRIO
PORQUE SENTE ARREPIO,
QUE NÃO TOMA BANHO QUENTE
PORQUE CALOR SENTE,
QUE A UNHA NÃO CORTA
PORQUE FICA SEMPRE TORTA,
QUE NÃO ESCOVA OS DENTES
PORQUE FICAM DORMENTES,
QUE NÃO QUER DORMIR CEDO
PORQUE SENTE IMENSO MEDO,
QUE TAMBÉM TARDE NÃO DORME
PORQUE SENTE UM MEDO ENORME,
QUE NÃO QUER FESTA NEM
BEIJO,
NEM DOCE NEM QUEIJO.
Ó MENINA LEVADA,
QUER UMA PALMADA?
UMA PALMADA BEM DADA
PARA QUEM NÃO QUER NADA.

Como encerramento do trabalho sequência didática os alunos fizeram uma coletânea de poemas e ilustraram-nos. Pois a interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da capacidade linguística da criança e do adolescente, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa e refinamento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo, o que faz deste tipo de linguagem uma ponte imprescindível entre o indivíduo e a vida.
Segundo Mario Quintana “Não tem porque interpretar um poema. O poema já é uma interpretação”. ”Um poeta sofre três vezes: primeiro quando ele os sente, depois quando ele os escreve e, por último, quando declamam os seus versos”.
Os poemas servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Geralmente têm rimas e apresentam diferentes diagramações. São textos com autoria, isto é, geralmente sabemos quem os fez. Todos nós conhecemos poemas, pois são textos de conhecimento popular. São parecidos com as canções, só que não são musicados. Alguns são feitos especialmente para crianças. Os poemas “brincam” com os sons das palavras e com o seu significado.
Nesse sentido, a poesia nada mais é do que uma brincadeira com as palavras. Nessa brincadeira, cada palavra pode e deve significar mais de uma coisa ao mesmo tempo: isso aí é também isso ali. Toda poesia tem que ter uma surpresa. Ela é muito importante na vida da gente. Sem ela a vida seria sem magia, menos colorida, menos bonita...
Enfim, segundo Mário Quintana:

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Professoras Dirlete Marlei Berner e Elma Richter e alunos da 4a séries.









EXPERIÊNCIAS:

CÉLULA

Os seres vivos são compostos por unidades chamadas células. Geralmente as células são muito, muito pequenas e só é possível vê-las com ajuda de um microscópio. Para facilitar o entendimento da célula os alunos da 4ª série 1 e 2 produziram uma célula utilizando gelatina para demonstrar a membrana, utilizaram massa, feijão e clara do ovo pra representar o citoplasma e usaram a gema do ovo para representar o núcleo.



BÚSSOLA

O ser humano sempre teve a necessidade de se orientar. Então para encontrar a direção correta de um lugar o homem aprendeu a orientar-se pelo Sol, pelo Cruzeiro do Sul e pela bússola. A 4ª série 1 e 2 realizaram a experiência  da bússola caseira utilizando agulha, prato, ímã, água e rolha de cortiça.


Assim, a aula das professoras tornou-se um momento de aprendizado prático, criativo e prazeroso e os alunos puderam experimentar diferentes materiais neste aprendizado.




Professoras Dirlete Berner e Elma Richter


Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.