Educação Infantil

MEU MUNDO E SUAS FORMAS
Professoras:Elma Richter, Leila Lueckemeier e Roselene Weirich

PROJETO BLOCOS LÓGICOS.
Meu mundo e suas formas

OBJETIVOS:
Explorar o lógico;
Ampliar a capacidade de raciocínio:
Desenvolver agilidade de pensamento;
Identificar formas geométricas, cor, tamanho e espessura;
Relacionar as formas geométricas com o meio;

JUSTIFICATIVA:
A prática é essencialmente prazerosa, pois partimos das coisas elementares e acrescentamos níveis de dificuldades pelos quais as crianças precisam passar. Elas adoram este tipo de atividade, pois descobrem enigmas, desvendam mistérios: são suas brincadeiras prediletas. Desta forma, brincando crescem e desenvolvem-se; nesta interação, neste clima de brincadeira, as crianças aprendem a aprender. Nem sempre é fácil passar uma etapa, ou seja, vencer um exercício, mas o objetivo é persistir, estimular, de forma a levá-las a pensar logicamente, não esquecendo nunca o nível de pensamento em que ela se encontra.

DESENVOLVIMENTO:
Apresentação dos blocos lógicos, deixando as crianças manusearem, brincarem livremente. Depois que a criança tiver esgotado as descobertas em relação aos blocos lógicos podemos lhes propor alguns desafios como:
*Pegar só peças grandes; só peças pequenas; só peças amarelas; só peças vermelhas; só peças azuis; só peças quadradas; só peças redondas; só peças triangulares; só retangulares; só peças finas; só peças grossas; só as que estão em cima da mesa; em baixo da mesa; longe da mesa; perto da mesa; entre as peças dentro e fora......

Observar onde estas formas se encontram;

Propor para as crianças representar
com os blocos lógicos
desenhos como gato, trem,
caminhão, pessoas, casa.

JOGO DE CLASSIFICAÇÃO EM DIFERENTES ESPAÇOS

Vamos explorar os blocos com as crianças, dando início às atividades de classificação. Analisando as cores. Podemos desenhar círculos com giz, criar casinhas, barquinhos ou outros espaços, para que as crianças coloquem no interior as peças selecionadas.
A cor é de grande importância para as crianças. É o primeiro critério que normalmente ela percebe. Assim, é adequado iniciar a classificação por esse critério.

JOGO DO RABO DA PIPA
Trabalhamos a motivação das crianças, perguntando se elas sabem o que é uma pipa, que ela precisa ter um rabo comprido, para deixá-la ainda mais bonita, se já viram uma voando etc. Com os blocos, podemos construir rabos de pipa muito bonitos. Cada criança joga o dado com as manchas de cor e coloca uma peça segundo a cor que está na face superior do dado, sempre verbalizando a cor que está colocando. Isto vai formar uma sequência longa no chão da sala, com voltas, como as crianças desejarem.

JOGO DO RABO DA PIPA II
O jogo anterior pode ser enriquecido se jogarmos com dois dados: o mesmo, com as cores, e um segundo dado com um, dois ou três pontos nas faces, repetindo-se cada quantidade em duas faces. Se o dado das quantidades cair com dois pontos na face superior, e o dado das cores com o azul na face superior, a criança coloca duas peças azuis e passa a vez para o próximo, que joga também os dois dados. Cada vez, a criança deve verbalizar a quantidade e a cor; por exemplo: ‘vou colocar duas peças azuis”. Isto resulta num rabo de pipa interessante, com repetição de cores.

DOBRADURA
A professora Carla trabalhou as formas geométricas dos blocos lógicos em dobradura.