Vamos por partes
Trabalho prático com frações
relacionadas ao cotidiano
Objetivos:
- Mostrar que a fração faz parte do nosso cotidiano.
- Estimular a resolução de problemas em etapas, incentivando a reflexão, o raciocínio lógico e a coerência de pensamento.
- Tornar o aprendizado prazeroso e desafiador.
- Mostrar que a fração faz parte do nosso cotidiano.
- Estimular a resolução de problemas em etapas, incentivando a reflexão, o raciocínio lógico e a coerência de pensamento.
- Tornar o aprendizado prazeroso e desafiador.
Os números naturais muitas vezes são insuficientes
para representar determinadas situações do dia a dia e assim, precisamos recorrer
às frações. Para desenvolver de modo gradativo o estudo de frações e obter uma
melhor compreensão dos alunos na resolução de situações problemas que envolvam
tais raciocínios, o 4° ano do Núcleo Educacional Municipal Nova Estrela foi
desafiado a desenvolver atividades de representações de frações por meio de
atividades práticas com imagens, jogos, bem como situações-problemas
relacionadas às vivências dos educandos.
O estudo de frações é amplo e propicia a
compreensão de conceitos ligados a frações decimais, comparação de frações,
adição e subtração de frações, bem como relações com o sistema de medidas
(capacidade, massa e comprimento), entre outros, levando o aluno à compreensão
da aleatoriedade dos acontecimentos do cotidiano.
Possibilitando a familiarização com o conteúdo, as atividades práticas associadas
às situações reais do cotidiano podem auxiliar e facilitar a sistematização e a
compreensão do assunto, despertando maior interesse durante as aulas.
Nas imagens, os alunos estão envolvidos com a representação fracionária
de líquidos em diferentes inteiros, bem como a representação de medidas de
capacidade relacionadas. Durante a prática os alunos são questionados e levados
à reflexão constantemente, para que desenvolvam seus pensamentos e busquem
explicações e formas de resolução distintas.
Professora do 4º Ano – NEMNE,
Cléia de Castro, setembro de 2015.