sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Aprendendo frações - 4º Ano

Vamos por partes
Trabalho prático com frações relacionadas ao cotidiano
Objetivos:
- Mostrar que a fração faz parte do nosso cotidiano.
- Estimular a resolução de problemas em etapas, incentivando a reflexão, o raciocínio lógico e a coerência de pensamento.
- Tornar o aprendizado prazeroso e desafiador.
Os números naturais muitas vezes são insuficientes para representar determinadas situações do dia a dia e assim, precisamos recorrer às frações. Para desenvolver de modo gradativo o estudo de frações e obter uma melhor compreensão dos alunos na resolução de situações problemas que envolvam tais raciocínios, o 4° ano do Núcleo Educacional Municipal Nova Estrela foi desafiado a desenvolver atividades de representações de frações por meio de atividades práticas com imagens, jogos, bem como situações-problemas relacionadas às vivências dos educandos.
O estudo de frações é amplo e propicia a compreensão de conceitos ligados a frações decimais, comparação de frações, adição e subtração de frações, bem como relações com o sistema de medidas (capacidade, massa e comprimento), entre outros, levando o aluno à compreensão da aleatoriedade dos acontecimentos do cotidiano. 
Possibilitando a familiarização com o conteúdo, as atividades práticas associadas às situações reais do cotidiano podem auxiliar e facilitar a sistematização e a compreensão do assunto, despertando maior interesse durante as aulas.
Nas imagens, os alunos estão envolvidos com a representação fracionária de líquidos em diferentes inteiros, bem como a representação de medidas de capacidade relacionadas. Durante a prática os alunos são questionados e levados à reflexão constantemente, para que desenvolvam seus pensamentos e busquem explicações e formas de resolução distintas.  
Professora do 4º Ano – NEMNE, Cléia de Castro, setembro de 2015.